Trocando o pediatra pelo ginecologista ou urologista

« MAIS NOTÍCIAS


05/07/2018

De uma hora para outra seu filho não é mais criança. Sua aparência e interesses começam a mudar. Surgem as primeiras perguntas sobre sexo. O adolescente começou a entrar na fase de transição entre a infância e a idade adulta. 
É o início da puberdade, um conjunto de modificações biológicas que vão resultar em capacidade reprodutora. No organismo masculino, as mudanças ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade e no feminino, caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade. 

As mudanças são coordenadas a partir dos hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem, respectivamente: testosterona nos testículos (gônada masculina), e estrógeno nos ovários (gônada feminina). Mas ambos os sexos produzem estrógeno e testosterona, em níveis de concentração tolerantes e adequados ao desenvolvimento masculino e feminino.

Mudanças físicas nas meninas:    
- expansão óssea da cintura pélvica (bacia);  
- princípio do ciclo menstrual;
- surgem os pelos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos); 
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;  
- desenvolvimento das mamas.

Mudanças físicas nos meninos:  
- surgem pelos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e região torácica (peito); 
- aumento dos testículos e tamanho do pênis; 
- crescimento de pelos faciais (barba); 
- oscilação com posterior entonação da voz; 
- alargamento da omoplata (escápula /ombros); 
- desenvolvimento da massa muscular; 
- aumento de peso e estatura; 
- início da produção de espermatozóides. 

Desordens da puberdade
- Atraso da puberdade: A puberdade está atrasada quando ainda não ocorreu o surgimento do broto mamário até os 13 (treze) anos nas meninas, e aumento dos testículos até os 14 (quatorze) anos nos meninos.
- Puberdade precoce: os primeiros sinais ocorrem antes dos nove anos em meninos e antes dos oito anos em meninas. Existem muitas e diferentes causas para tais casos e devem ser investigadas por médicos especialistas como endocrinologistas e geneticistas.

Primeira consulta ao ginecologista ou urologista. Consultas a partir do início da puberdade podem garantir a prevenção de doenças e ainda ajudam o jovem a esclarecer dúvidas sobre a sua sexualidade. A periodicidade das consultas é importante para que eventuais problemas possam ser identificados e tratados no momento certo.